O Artista

ROMEU FERREIRA FILHO, artista plástico, pintor, desenhista, escultor, muralista,  arteterapeuta, arteeducador.

Natural de Itapetinga, Bahia, nascido em 04 de abril de 1952, reside em Vitória da Conquista- Bahia desde 1955, filho de Romeu Ferreira de Melo e Maria dos Santos Melo, irmãos, Vilma dos Santos Melo e Fernando José Ferreira de Melo,  quatro filhos fruto de dois casamentos, o primeiro casamento com Janice Novaes Gusmão, filhos Wallace e Vanessa, atual casamento com Margarida Borges de Souza Ferreira, filhos Helder e Carla Beatriz. Netos, Gustavo, Heitor , Maria Clara e Ícaro.

Graduado em Estudos Sociais e História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Especialista em Arte Barroca pela UFOP, e em Saúde Mental pela UFRJ.

Autodidata, desenha desde os quatro anos, trabalhou no comércio de Vitória da Conquista desde 1981, quando foi aprovado em concurso para UESB, onde trabalhou até a aposentadoria em 2015. Participou do Projeto de Extensão Arte na Escola pela UESB, professor estadual do ensino médio, no Colégio Diocesano de Vitória da Conquista

Anos 80 participou do movimento estudantil na UESB, militante Trotskista, na tendência Liberdade e Luta, contra a ditadura vigente no país. Contribui na construção da Associação dos funcionários técnicos da UESB.

Teatro Amador:

Participou na peça Lampião contra 007, apresentada no Teatro Vila Velha em Salvador. Ficou em segundo lugar representando o teatro amador do interior.

Atuou como arteterapeuta, no C EAD, Centro de Estudos e Atenção a Dependentes Químicos,  2001 a 2002.

Contribuiu para a implantação do serviço CAPS II, Centro de Atenção Psicossocial, em 2002, atuando como técnico idealizou e coordenou o Projeto de Extensão da UESB em arteterapia, 2003 a 2014. Público alvo: familiares e usuários portadores de transtornos mentais.